quinta-feira, 29 de abril de 2010

O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA



(Lucas, Abraão, Jakeline, Emile, Letícia, Larissa, Évile, Matheus, Felipe, Vinícius)

Essa foi a programação apresentada pelas crianças da Congregação Presbiteriana de Cajazeiras. A Profª Gerusia foi a responsável pelo ensaio de toda essa programação. A Apresentação ocorreu dia 04 de Abril após o culto solene. Contou toda história da páscoa desde a saída do Egito até Cristo.

MORRE AOS 90 ANOS MAIS UM FILHO ILUSTRE DE POMBAL

"HOMENS DOS QUAIS O MUNDO NÃO ERA DIGNO..." Hebreus 11.38a

Muitos são os filhos do sertão da Paraíba que estão envolvidos com a causa do Senhor. São pastores, missionários, presbíteros e diáconos que estão nesse imenso Brasil e até fora dele servindo ao bom mestre. Alguns são conhecidos, mas, outros não, estão no anonimato. Suas igrejas em terra natal se quer sabem que estes estão tão envolvidos com a obra. Abaixo segue na integrar o relato que encontrei no Boletim da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, de um desses filhos ilustres do sertão da Paraíba que muito serviu na seara do Senhor, um verdadeiro plantador de igrejas exemplo na evangelização, pois, numa época muito mais difícil do que a nossa plantou 22 Igrejas Presbiterianas pelo Brasil. Partiu para glória no dia 18 de abril de 2010 deixando muitas saudades e uma vida a ser imitada.

MOMENTO DE SAUDADE E DE GRATIDÃO A DEUS PELA VIDA E MINISTÉRIO DO REV. PROF. JOSÉ AFONSO FERREIRA 90 ANOS

Um homem de Deus, da família e da pátria. Nascido em Pombal na Paraíba em 18 de Agosto de 1919. Formou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, em Recife, "Magna cum laude". Especialização em linguas neo-latinas, hebráico e grego. plantou 22 Igrejas, em 50 anos de Ministério. Escreveu 4 livros e um Compêndio de Sermões. Faleceu no dia 18 de abril de 2010, deixando um exemplo de integridade, conhecimento bíblico e dedicação à obra de Deus. foi professor no Seminário do rio de Janeiro, Presidente do Presbitério Rio Norte, Técnico em Educação e Supervisor de Ensino no Estado do rio de Janeiro. Pastoreou as seguintes igrejas: Volta Redonda, Resende, Olaria, Bangu e Ramos. Todas da IPB. Família: esposa, professora e missionária Maria José Ferreira; filhos: Dra Nadja Ferreira- médica; Dr Ithiel Ferreira-Advogado; Dr José Afonso ferreira Jr. - Engenheiro; Dr Marcos Ferreira - médico; Clívia Ferreira Farias - Administradora de Empresas; e paulo Ferreira - Engenheiro. Netos: 14 "Família bendita do Senhor". No culto das 10h15min, a família estraá no altar de Deus em oração.
Boletim dominical Nº 3384 25 de Abril de 2010. Catedral presbiteriana do rio de Janeiro.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Fé e Ação

No dia 21 de Abril as igrejas Presbiteriana e Batista estiveram juntas no bairro mais pobre da cidade de Sousa-PB, somando forças por um bem comum, a assistência social e espiritual a dezenas de famílias do bairro Nossa Senhora de Fátima mais conhecido como “Cagote do Urubu”. Este trabalho foi coordenado pelo projeto “Fé e Ação” uma obra não interdenominacional idealizada pelo Presb Francisco Medeiros e outros irmãos.

A programação foi a seguinte:

Atividades para as crianças: Na Escola Municipal Otacílio Gomes de Sá, a partir das 08:00 foram realizadas diversas brincadeiras com distribuição de; balas, pipocas, filmes e lanches.

Serviços Oferecidos:

Saúde: Exame de glicose, orientações, distribuição de amterial educativo, vacinação (hepatite, gripe H1N1, e tétano), curativos e consultas para crianças.

Advocacia: Orientações dos mais diversos tipos de processos ( previdenciário, eleitoral, criminal e etc.)

Estética: cortes de cabelos e unhas.

Cursos e Treinamentos: Curso artesanato

Fotos 3x4 para documentos

Bazar: roupas, sandálias e uma diversidade de coisas a preço muito baixo.

O Desejo de Evangelizar

Dia 21 de Abril conheci o Sr João Lopes Caminha, residente na cidade de Sousa e membro da IPBS. Sr João hoje com 83 anos de idade foi convertido a Cristo em 01 de Janeiro de 1965. Morava na cidade de São Domingos de Pombal, na época um distrito de Pombal, onde exercia a atividade de comerciante. Sr João disse que o primeiro pregador protestante que ele ouviu foi o Pastor Gérson Barbosa, que percorria os sertões da Paraíba em trabalhos de avivamento e evangelização. Mas, foi no dia 01 de Janeiro de 1965 na Igreja Presbiteriana de Betel ao ouvir um dos sermões do Rev. Jonatas Barros (in memoriam) que o irmão foi convertido ao Senhor.


Betel Zona Rural
Com sua vida impactada pelo poder do evangelho, de imediato surgiu no seu coração o desejo de evangelizar os moradores de São Domingos. O mesmo sentimento dos apóstolos estava em seu coração “pois, nós não podemos deixar de falar das cousas que vimos e ouvimos" (Atos 4.20). Como quem de fato recebeu o evangelho como as "Boas Novas de Salvação" ele queria transmiti-la aos seus. Desse modo Sr João pediu autorização ao Conselho da Igreja Presbiteriana de Betel que distava à 5 km de São Domingos para implantar uma congregação naquela localidade. Como naquela época havia muita oposição a pregação da palavra, poucos acreditaram que esse desejo do irmão fosse lograr êxito. Todavia, o contrário se deu, a congregação foi implantada e depois um prédio foi edificado pelo próprio irmão. A Congregação Presbiteriana em São Domingos chegou a ter um Escola Dominical com 65 matriculados. Muitas pessoas passaram por lá, algumas simplesmente ouviram as boas novas, mas, outras foram transformadas pelo seu poder.

Em 1977 João caminha foi tornou-se diácono da Igreja Presbiteriana de Betel. Depois de encerrdas suas atividades como comerciante, Sr João fixou residência na cidade de Sousa onde ainda convive com sua esposa com quem teve dez abençoados filhos. É membro da Igreja Presbiteriana de Sousa.

A Congregação Presbiteriana de São Domingos é uma construção simples, mas, bem localizada. É impossível chegar em São Domingos e não avistá-la, já que a mesma encontra-se na praça central da cidade. Ainda é congregação de Betel, mas, em relação à esta que se encontra na zona rural, a congregação caminha aos poucos assumindo seu papel como futura Igreja Presbiteriana de São Domingos de Pombal.

São Domingos
Aprendemos com isso, a doutrina do sacerdócio universal ensinada pelos reformadores, ou seja, cada crente é um sacerdote, portanto, responsável por anunciar as boas novas da salvação em Cristo: " Vós, porém sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, afim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz" ( I Pedro 2.9). Isso, também nos ensina que nem sempre devemos esperar, que a iniciativa de evangelizar parta da liderança. Embora, não devamos deixar de contar com o seu apoio. Muitas vezes, irmãos são usados para levar esta iniciativa a liderança da igreja. A experiência da igreja primitiva quando da primeira perseguição foi que os próprios crentes que se espalharam iam anunciando a palavra de Deus: "Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra" ( Atos 8.4). Após alcançarem novos irmãos, a igreja envia os apóstolos para doutrinarem e batizarem os novos convertidos: “ Ouvindo, os apóstolos de Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João” ( Atos 8.14).
Muitas igrejas surgiram assim, através de irmãos e irmãs muitas das vezes anônimos que se dispuseram a falar de Jesus. Isso é muito simples! Que você possa anunciar aos seus, em sua casa, em sua rua, bairro ou cidade aquilo que o Senhor fez por você. Medite nas palavras de Jesus: "Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti" (Marcos 5.19b).

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Atos 20.17 Presbíteros, Bispos ou Pastores?


A tese deste livro é: "Presbíteros são pastores"
Presbiteros são pastores, não administradores. Sua função é cuidar do rebanho do Bom Pastor, não simplesmente "Adminsitrar negócios" de uma instituição corporativa.
Vejamos o que dizem as Escrituras em atos 20.17-38. Nessa passagem encontramos as conhecidas palavras palavras de despedia de Paulos aos presbiteros de Éfeso, que havia para dar as últimas instruções (13ss) Nesse texto importante, Paulo emprega diversas palavras para descrever os homens aos quais ele se dirigee:
No versículo 17 refere-se a els como "presbíteros" (usando a palavra grega "presbyteros", de onde vem a palavra em português "presbítero" e "presbiteriano").
No versículo 28 ele os chama de "bispos" (da palavra grega "episcopos"; radical do termo "episccopal", em português, "bispo")
Ainda no versículo 28 ele os chama de "pastores" ( a palavra grega é "poimein", termo usado para o "pastor de ovelhas" ou "quem cuida do rebanho" )
A que estamos nos referindo com esses versículos? Devemos falar de presbíteros, bispos ou pastores, ou devemos falar de presbíteros, bispos e pastores? Poderíamos fazer várias observações interessantes sobre essa questão. Por exemplo, podemos observar que sistemas eclesiásticos denominacionais inteiros surgiram de acordo com o termo que escolheram enfatizar ao ler esse capítulo. A ênfase na palavra "episcopos" levou à criação do sitemas episcopal de governo da igreja, onde, no lugar dos presbíteros, a autoridade encontra-se nas mãos de uma hierarquia de bispos que governam a igreja. O mesmo acontece com a ênfase em "presbyteros", que o levou ao tipo de governo que chamamos presbiteriano ( literalmente "governo de presbíteros"). E, ao se colocar esses dois termos de lado em favor de uma enfase na palavra "pastor", tem-se uma forma benigna de ditadura na qual o pastor local é o único a exercer o ministério pastoral.
Indo além dessas observações, o mais importante é verfificar de que forma essas palavras bíblicas relacionam-se entre si. Leia a passagens com atenção. o cargo ( comissão, designação com autoridade) é de presbítero (17). De modo simples, porém significativo, a passagem chama essses homens de "presbíteros da igreja". Num trecho anterior, em Atos 14.23, o texto diz que Paulo e Barnabé promoveram "em cada igreja , a eleição de presbíteros ( ver também Tito 1.5). A questão é muito clara; os apóstolos e os membros da igreja primitiva viam a esses homens como "presbíteros". O trabalho ou a tarefa refrente ao cargo desses presbíteros encontra-se descrito no versículo 28, como sendo de "supervisionar" a si mesmos e o rebanho ( episcopos do grego "epi", que significa "em" ou "sobre", junto com "scopos" que se refere à "visão" ou vista, como em "microscópio" que significa "visão do pequeno").
Finalmente, o espirito, o cara´ter, ou se preferir, o coração, como o qual os presbíteros devem realizar o trabalho de supervisão é o de "pastor" ("aquele que cuida do rebanho")
O que podemos concluir com isso? Os presbíteros que supervisionam o rebanho são pastores da Igreja! A igreja do Senhor é um rebanho que enfrenta lobos voarazes ansiosos por estraçalhar as ovelhas e devorar os cordeiros com suas presas da falsa doutrina e do estilo de vida mundano (Atos 20.29,30). O cuidado desse rebanho requer uma supervisão diligente e uma vigilância atenta. No entanto, a supervisão e vigilância atribuidas aos presbíteros da igreja é uma perda de tempo se naõ nasce de um cuidado genuíno e sincero pelo rebanho. O cuidado pastoral - pastoreio não se contenta em simplismente administrar os recursos do rebanho. Antes, requer um interesse autêntico e amor. No cuidado pastoral o presbítero deve envolver-se de corpo e alma na busac pelo bem estar de cada indivíduo do rebanho. É uma tarefa que vem do coração - o coração de um pastor, que é bem diferente do espirito relutante e acanhado de um funcionário contratado (João 10.11-13).
Contudo, o que vemos em nossas igrejas hoje em dia são administradores. O pastor principal aparece como um alto executivo (presidente) que "vende a visão"; os diáconos exercem (normalemnte por meio de uma comissão) a função da GAF ( Gereência Administrativa Financeira); e dentro desse modelo moderno de uma igreja corporativa ou empresarial, os presbiteros se transformam no Conselho Diretivo.
Cabe a eles a responsabilidade administrativa de dar rumo para a vida da corporação. Assim, ecomendam ou desenvolvem um "plano de marketing" para crescimento da igreja e prestam contas ao presidente, mantendo-o informado da implementação e sucesso do plano de crescimento. Supervisionam e dirigem de modo profissional os programas de captação de recursos para orçamentos operacionais ou de construção. delegam toda e qualquer responsabilidade pastoral aos profissionais trainados para lidar com tais contigências.
Todos os verdadeiros seguidores de Cristo concordam que a igreja deve pregar e ensinar a Palvra de Deus para, desse modo, evangelizar as nações, trazê-las para o corpo de fiéis pelo batismo, através do arrependeimento, conversão e fé e pelo discipulado para uma vida cristã disciplinada. essa é a ordem da Grande Comissão em Mateus 28. Ao procurar cumprir a Grande Comissão numa era de rápidas transformações como a nossa, a igreja se depara com novas idéias e adota algumas delas. E nem todas essas idéias são ruins. Apesar das criticas que faço ao modelo empresarial corporativo, muitas vezes ele nasce do desejo de usar com eficiência os recursos da igreja e de uma abordagem otimista e determinada a alcançar os objetivos bíblicos do corpo de Cristo. Quer seja eficient ou não, voltada para os objetivos ou não, essa abordagem tem um alto preço, que é a transferência dos seus "pastores" ao novo departamento "administrativo". E o rebanho sofre com isso.

Do livro: Coração de Pastor de John Sittema

domingo, 11 de abril de 2010

Filha da IPB de Pombal faz Missões no Norte do Brasil


Porto Velho, 11 de abril de 2010.

Queridos (as)!

Peço a Deus que regue as suas vidas com a graça salvadora de Jesus Cristo, hoje e sempre.
Mais um mês inicia-se para todos nós. Por esta razão estamos aqui fazendo as nossas considerações aos parceiros e amigos desse ministério.

Dia 10 foi a formatura dos formandos em estudos bíblicos. Tivemos uma linda e calorosa celebração ao nosso Deus que, com muito amor nos regou a cada passo que tomávamos durante as pesquisas e observações feitas nos 66 livros lidos, em um período de três meses entre os quais estudamos com mais intensidade 25 deles. Agora podemos dizer com convicção sobre quem é Deus em soberania, poder e graça.

Também dia cinco deste mês, iniciou o curso em diagnóstico de malaria. Estamos com uma turma de dez pessoas de diferentes estados.

Mês passado tivemos uma visita de duas jovens senhoras da aldeia que trabalhamos, elas vieram resolver questões de pensão maternidade. Foi bom tê-las em nossa casa.

A correria para a próxima escola já começou.Estou trabalhando nos planejamentos das aulas para o curso da bíblia indígena que se inicia dia 19 de Abril.

Estamos orando pra que em junho e julho a gente possa ir a aldeia passar com a comunidade o período de férias da escola das nossas filhas. Porque apesar de estarmos trabalhando com outros grupos indígenas na nossa base de apóio não devemos esquecer do grupo Parintintin.

Quero mais uma vez dizer com confiança, até aqui tem nos abençoado o Senhor. E para não faltar com os amigos, deixamos aqui as nossas notícias deste mês.

Os pedidos de oração que fazemos são:
De agradecimento pela vitória de mais uma etapa vencida, pelos recursos financeiros, as viagens de junho e julho para a aldeia e para que Deus nos ilumine com novas histórias que iremos contar nos momentos de estudos da bíblia junto à comunidade.
E para que siga bem a nossa saúde e segurança.
Abraço de Jorge e Leninha Jakeline e Gabriele.

sábado, 10 de abril de 2010

Grande Culto Festivo de Aniversário da Igreja Presbiteriana e da SAF de Patos - PB


Liderança da Igreja


Pastor Lídio Pregando

A igreja presbiteriana de Patos estará louvando a Deus em culto em Ação de Graças pelos seus 41 anos de reorganização. A Igreja Presbiteriana de Patos tem uma história muito bonita, sua fundação foi na década de 40 mas, em 1958 foi totalmente queimada por o conta das perseguições religiosas. Numa época de muito atangonismo religioso, por ocasião das chamadas santas missões comandadas pelo Frei Damião, a IPB teve seu templo completamente destruido pelo fogo. Os irmãos resitiram firmes na fé e hoje, na cidade Patos essa perseverança já gerou mais uma igreja e duas congregações.

Na oportunidade o preletor será o Rev. José Romeu da cidade de Natal-RN com a participação da cantora Edenia Moraes de João Pessoa.
Também estará em festa a SAF da igreja. A data festiva será 24 e 25 de abril de 2010, no templo da referida igreja que se localiza à Rua Irineu Joffily nº 116 bairro Santo Antonio.
Participe!
Presb. Jeroan Sousa Gomes celular 8814 - 7368 email jeroan@cstr.ufcg.edu.br

Primeiro Encontro de UHPs do POPB



No dia 01 de maio de 2010 a federação de homens do POPB estará realizando o seu primeiro encontro de homens presbiterinos. O encontro será realizado na Congregação de Presbiteriana de Casinha do Homem. O preletor será o Rev. lídio Osório dos Santos Júnior, pastor da Primeira IPB de Patos. A programação constará de evangelização pela manhã terminando com um culto a noite. Será um dia de confraternização e evangelização para toda comunidade presbiteriana. Para participar busque informações junto ao srºpresidente da Federação o Diac. Francisco de Assis através do celular 9314 - 2176 ou por meio do Sr tesoureiro Presb. Josinaldo Martins Dantas pelo Celular 9982 - 9139. E o melhor de tudo, despesas grátis ou seja o irmão paga apenas a viagem. A alimentação e hospedagem por conta da Federação de Homens. Faça a sua caravana e participe!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

FÉ E AÇÃO




No último dia 25 de fevereiro às 18h30min na secretaria da Escola Presbiteriana 07 de Setembro, em reunião do Conselho da Igreja Presbiteriana de Sousa, foi ouvida a apresentação do Projeto Sócio Evangelístico Fé e Ação. Esse é um sonho que nasce no coração do irmão Presb. Franscico Medeiros que agora ganha forma com a parceria de diversos irmãos. Trata-se de um projeto voltado a atender o bairro Nossa Senhora de Fátima, mais conhecido como “Cangote do Urubu”. É um dos bairros mais carentes da cidade de Sousa. O projeto visa suprir necessidades sociais e espirituais. Nesse empenho o conselho resolveu fazer da Igreja Presbiteriana de Sousa parceira colaborada desse projeto que além de irmãos de nossa IPB conta com irmãos de outras denominações da cidade.
Equipes de voluntários estão sendo montadas para levar assistência aos mais necessitados. Aqueles irmãos que se sentirem tocados podem buscar informações junto ao irmão Sidney através do email (medeirossidney@hotmail.com). O projeto precisa de serviço voluntário de médicos, enfermeiros, odontólogos, advogados, professores, contadores, cozinheiras, cabeleireiros, conselheiros, pastores e etc. Além de doações de roupas, remédios e gêneros alimentícios.
As doações de roupas, remédios e gêneros alimentícios podem ser feitas em suas igrejas através da Junta Diaconal e depois serem enviadas para Igreja Presbiteriana de Sousa. A primeira etapa dessa atividade será no dia 21 de Abril às 07h00min da manhã no referido bairro. Haverá um dia de mutirão social e evangelização.
Mais informações podem ser tomadas nos seguintes emails:
pbfrancisco.ipbsousa@gmail.com
ipbsousa@ig.com.b
moisesipb@hotmail.com
Por Pr. Clodoaldo Brunet

A Hora de Despertar!




A importância do trabalho missionário é amplamente confessada pela maioria dos pastores de formação evangélica. Pregar o evangelho a todas as nações é considerado uma das principais atividades da igreja de Cristo sobre a terra. Contudo, a prática ministerial de alguns parece refletir a convicção de Juan Carlos Ortiz de que pastores não geram ovelhas, apenas as alimenta; ovelha é quem gera ovelha...
De acordo com esta perspectiva, o envolvimento no trabalho missionário é uma responsabilidade que se limita aos membros da igreja local. Todavia, aqueles que pensam que o envolvimento missionário é responsabilidade apenas das ovelhas nunca devem se esquecer de que eles também são ovelhas do Supremo Pastor.
Uma vez que a igreja local é orientada, discipulada e motivada por sua liderança, especialmente pelo pastor, a falta de comprometimento dos líderes com o desperta- mento missionário de suas comunidades resulta em sérios prejuízos para a seara do mestre. Quando os pastores negligenciam a responsabilidade de motivar suas igrejas em prol da obra missionária esta tarefa é relegada as agencias missionárias. Embora, essas agencias se esforcem por realizar um trabalho a contento, o fato é que elas não o conseguem, pois, sempre estão muitos distantes das igrejas locais e sua contribuição mais valiosa é facilitar o ingresso do missionário no campo. A motivação missionária, a formação, o pastoreio dos obreiros e o sustento dos mesmos estão intimamente conectados à igreja local. O fato é que há uma geração de missionários retornando do campo por ter atingido a idade da aposentadoria e os candidatos a substituí-los são poucos, alguns despreparados e outros sem as condições financeiras, pois “missões” não faz parte dos temas freqüentemente abordados nos púlpitos das igrejas locais.
Outro problema com a negligencia dos pastores em motivar suas igrejas para a obra missionária está relacionado ao que ocorre com a própria vizinhança dessas igrejas. Normalmente aqueles que não são desafiados ao envolvimento missionário não conseguem alcançar os que moram ao seu redor. A freqüência dessas igrejas, no geral, consiste de membros, que moram em áreas mais afastadas, que dependem de veículos para sua locomoção ao templo e não daqueles que moram na vizinhança e poderiam vir a pé. Além de resultar em um acumulo de veículos no estacionamento de igreja, este quadro revela que algumas comunidades não possuem olhos nem para os que estão ao seu lado! Além do mais, essa atitude alimenta a convicção de que missões só podem ser realizadas por aqueles que cruzam os oceanos e nunca por aqueles que se dispõem a cruzar a rua para falar de Cristo para o próximo. Pior ainda, o descaso da liderança eclesiástica com a prática missionária transmite a mensagem de que esta atividade é secundária que só deve ser lembrada uma vez por ano e que somente algumas pessoas “anormais” se interessam por ela.
O fato é que o envolvimento de um pastor com atividade missionária da igreja depende de sua teologia sobre Deus e de sua perspectiva sobre o ser humano. Além do mais, o entendimento dessas áreas está sujeito ao conhecimento bíblico que esse pastor possui. Poe exemplo, a revelação bíblica sobre Deus é que ele é absolutamente soberano, sábio e comprometido com a criação. A mensagem missionária teve sua iniciativa no próprio Deus que amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho ( Jo 3.16). Dessa forma qualquer pastor que tem sua prática ministerial fundamentada na revelação bíblica de Deus invariavelmente será comprometido com o mundo de Deus, sua obra redentora e sua mensagem salvadora. De certa forma, toda negligência a atividade missionária pode estar vinculada a uma teologia errônea.
O comprometimento com a atividade missionária da igreja ainda depende da compreensão que a pessoa tem sobre o ser humano. O ensino bíblico nesse caso é que o homem é pecador, destituído da glória de Deus, condenado à perdição eterna se não se arrepender dos seus pecados e se não crer em Cristo como seu único Salvador. Paulo, em seu ministério apostólico, afirmava esforçar-se para anunciar o evangelho a fim de que as pessoas se convertessem das coisas vãs e se voltassem para o Deus vivo (At 14.15). O homem sem Deus é considerado filho da ira e está sem esperança de Deus no mundo (Ef 2.12). Somente a mensagem do evangelho é poderosa para transformar “filhos da ira” em “filhos de Deus”. Logo, qualquer pastor que tiver uma perspectiva correta sobre a humanidade estará comprometido com o anúncio do evangelho e a prática missionária da igreja cristã.
O que um pastor poderia fazer para se envolver com missões? Primeiramente ele poderia manter uma agenda sistemática de intercessão pela obra missionária. Há várias informações sobre os povos não-alcançados, sobre campos missionários e, especialmente, sobre o contexto no qual o próprio Deus o colocou como pastor. Assim, o vínculo criado pela intercessão logo será transmitido em suas conversas, sermões e atitudes em geral. Depois, ele pode manter o compromisso de pregar periodicamente sobre o assunto.
A bíblia está repleta de subsídios a e esse respeito. Há textos que indica a importância da prática missionária, outros desafiam a um maior envolvimento e ainda outros descrevem as bênçãos advindas desse comprometimento. Quando a igreja ouve o seu pastor pregando periodicamente sobre um assunto ela se convence de que o mesmo é importante!
Extraiido do Brasil Presbiteriano
Rev. Valdeci da Silva Santos

Ouça nossa rádio