sexta-feira, 22 de agosto de 2014

AVANÇANDO PARA OS SERTÕES



"  A IGREJA QUE NÃO EVANGELIZA SE ESTIOLA"

Rev. Natanael Cortez, ministro presbiteriano, desbravador dos rincões do Ceará.
12/01/1859 à 03/08/1967

Um dos projetos da Congregação Presbiteriana de Cajazeiras-PB é alcançar povoados,  sítios e até cidades vizinhas, pois ela entende que isso faz parte do "Ide de Jesus" ( Mt 28.19). Tal projeto justifica-se ainda mais pelo fato de que há inúmeros  lugares no sertão que não receberam a genuína pregação da Palavra de Deus. Essa situação dá-se,  em parte, pela dificuldade das igrejas locais quanto a auto-sustentação, principalmente em  lugares pequenos, por outro lado, ocorre o esfriamento do fervor missionário deixado pelos pioneiros da evangelização. 

Da década de oitenta para noventa foi grande o êxodo rural, muitas pessoas deixaram de viver nos sítios, outras continuaram, embora não  tão dependes da agricultura.  Dou-lhes esse testemunho a partir das minhas  observações. Outro dia por exemplo, ouvi o testemunho de um Presbítero da Igreja Presbiteriana de Betel, Igreja do interior de São Domingos-PB, uma pequena cidade. Ele disse que na década de setenta, só a UMP ( União de moços presbiterianos ) das  duas igrejas rurais, ou seja, Betel e Imburaninha, era formada por 95 jovens. Hoje, esse número foi reduzido a uma media de trinta sócios. Isso deu-se em muito como resultado da migração de vários sertanejos, ao  fugirem da seca e da falta de oportunidades  foram  para regiões  com melhores  condições.

O quadro hoje é outro, não há muita força na agricultura, a população está mais envelhecida, vive dos benefícios sociais,  quanto aos jovens,  buscam trabalhar ou estudar nas cidades maiores do próprio sertão. As principais cidades do sertão, hoje, tem seus centros de formação e algumas oportunidades de trabalho. 

Diante dessa realidade, a igreja entende a necessidade de avançar para o sertão, ou seja, chegar aos povoados e sítios, lugares não alcançados com o evangelho da graça de Deus. Precisamos evangelizar essa população carente de muitas coisas, mas principalmente do amor do Pai. Enquanto  pensávamos  e orávamos sobre  projeto recebemos um presente que servirá  ao mesmo, trata-se  de um reboque. Com o apoio do reboque será possível trasportar todo material de evangelização. Essa foi com certeza uma das respostas favoráveis do Senhor. Por isso, louvamos o Seu Santo nome por sua generosidade, e em oração contamos com o seu apoio.


Em Cristo

Rev. Clodoaldo Brunet                                                                                                             
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               FOTO ILUSTRATIVA

Ouça nossa rádio