sábado, 1 de setembro de 2007

Simonton no Brasil

O mês de agosto é muito especial para nós presbiterianos, esse é o mês de missões da IPB. Foi em Agosto de 1859 que o missionário americano Ashbhel G. Simonton chegou ao Brasil.
O coração deste jovem pregador foi movido pelo próprio Deus, pois ao se apresentar a missão americana ele mencionou o Brasil como lugar de seu trabalho, veja as palavras de seu diário: “ Finalmente o passo decisivo foi dado. No dia 25 (novembro) mandei minha proposta formal a junta de missões estrangeiras. Mencionei o Brasil como campo no qual estaria mais interessado...” A resposta da junta ao pedido do missionário veio no mês seguinte. No dia 18 de junho o barco levantou ancora rumo ao Brasil. A chegada deu-se em 12 de Agosto como registra o seu diário. Suas palavras ao avistar a capital do Brasil: "...É um lugar lindo, o mais singular e radiante que jmais vi. Nunca teria imaginado tal porto, com beleza sublime, protegido de ventos e ondas, e capaz de defesa contra ataques de mar ou terra".
Simonton foi o primeiro missionário a serviço de uma denominação a conseguir sucesso na formação de uma igreja evangélica no Brasil, embora o casal Kaley tenha chegado um pouco antes o seu trabalho era independente. A primeira tentativa de estabelicimento de uma igreja evangélica no Brasil deu-se com a invasão francesa de 1555 à 1567 na ilha conhecida como ilha do governador RJ, nessa época foi realizado o primeiro culto protestante em nossas terras com os pastores huguenotes (calvinistas da França).
Era um tempo difícil para pregação, pois catolicismo era religião oficial do Brasil e só foi possível a presença protestante aqui por conta de tratados comerciais entre Inglaterra e Portugal. Desse modo estava previsto a presença de comerciantes e funcionarios ingleses no Brasil. Contudo, essa presença quanto ao culto era limtada, os protestantes eram proibidos de edificar templos com estilo religioso ou seja com tôrres e não podiam ser sepultados em cemitérios públicos por serem considerados campo santo. Assim surgiu o cemitério dos ingleses no Brasil.
Apesar das dificuldades a igreja prosperou e Simonton ao morrer em 09 de dezembro de 1867 deixou um grande legado para igreja do Senhor. Organizou a primeira Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro em 1862, publicou mensalmente a Imprensa Evangélica, traduziu obras do inglês para o português como o breve catecismo, completou um comentário expositivo de parte da bíblia e pregou intensamente o evangelho no Brasil.
Deus estava com o seu servo, ele sonhou o sonho dos santos, o Senhor confirmou e um século depois a igreja presbiteriana era a maior denominação evangélica do Brasil com muitas igrejas, presbitérios e sínodos, além de várias obras sociais como a Escola Makenzie de São Paulo.
Dizem que Simonton no leito da morte quando perguntado sobre o possível futuro de fracasso da igreja recepondeu: "DEUS CUIDA DA SUA IGREJA'.

Nenhum comentário:

Ouça nossa rádio