sexta-feira, 14 de março de 2008

DOR E SOFRIMENTO, CRISTO É A RESPOSTA.

"...Carregando Ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós mortos para os pecados, vivamos para justiça; por suas chagas, fostes sarados" I Pedro 2.24
A bíblia diz que Deus ao criar o homem o colocou num jardim, e , este não era lugar do sofrimento, contudo, Ele o advertiu de que não comesse do fruto da árvore do bem e do mal (Gn 1.2) Isso funcionava com uma espécie de pacto (acordo ou aliança). Ao criar o homem a sua imagem e semelhança(Gn 1. 26) Ele o fez um ser livre e moral em condições de estabelecer com o mesmo uma aliança, nesta aliança Adão o primeiro homem torna-se o representante de toda raça humana; pela obediência perfeita a vontade de seu Criador obteria a vida eterna ou seja uma condição em que não mais poderia cair (pecar). Mas, nossos pais cairam e a punição foi a morte. Disse o Senhor Deus: " ...No dia em que dela comerdes morrerás..." O pior sofrimento foi imposto a toda raça humana (a morte) (Rm 5.12), até então o sofrimento desconhecido torna-se uma realidade, a terra é amaldioçada: espinhos, fadigas para obter o sustento, vergonha, dores do parto aumentada, inimizade e ausencia da presença de Deus (Gn.3). Deus fez um mundo perfeito, não foi o mundo do sofrimento, mas,estava naquela liberdade do homem dicicidir pela morte ou pela vida. Falando nisso este é o tema da campanha da CNBB "Decida pela Vida" (campanha contra o aborto). Decidir pela vida é o apelo da graça de Deus que chama os homens ao arrependimento, esta é a mensagem de toda bíblia começando pelos profetas do Antigo Testamento aos profetas e apóstolos do Novo Testamento com Cristo: Arrependa-se! Converta-se! Decida-se pela vida. Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá.." (Isaías 55.3). Todavia, os homens ainda não experimentaram o sofrimento maior, a dor e o sofrimento aumentam enquanto o homem decide pala morte, a dor final ainda está reservada para aqueles que duvidam que escolher pela vida é a melhor prosposta de Deus. Na bíblia fala-se de um lugar onde haverá o estágio maior da dor e do sofrimento: O INFERNO! (Lucas 16 19- 26). Alguém dirá: Será que esse lugar existe? Bom! A sabedoria diz que não é sábio ao homem na atual condição de dor ter as mesmas dúvidas de Adão. Lembre-se: Sempre que o homem duvidou da bondade do seu Criador as consequencias foram dor e sofrimento. O inferno existe e é o lugar dos que recusam a misericórdia de Deus, trata-se do banimento eterno do homem da presença consoladora e vivificante do seu Criador.

De outra forma a bíblia diz que nem o filho de Deus "Jesus" escapou dos sofrimentos humanos: "Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer..." (Isaías 53.3). Mas, o que significa isso? É o evangelho (boa notícia) Mas como? Como pode ser boa notícia o sofrimento do filho de Deus. Na semana santa mais sofrimento entra na vida dos cristãos, é a semana da "Paixão de Cristo". Muita indignação contra os algozes carrascos que infligiram-lhe a dor e o sofrimento. A questão toda é que Deus não mente, o Criador como juiz sentenciou-nos a morte, Ele nunca voltaria atrás, não pode quebrar sua palavra. E a sua misericórdia? Não é verdade que a bíblia diz que ela não tem fim? Sim é verdade, mas Ele não pode ser misericordioso deixando de ser Justo. Por isso Pedro diz que não há salvação em nenhum outro nome a não ser em Jesus( Atos 4.11), Jesus, e somente este, pôde satisfazer a misericórdia e a justiça de Deus. Os sofirmentos de Cristo foram vicários, Cristo foi o substituto enviado para morrer. O perdão de Deus torna-se possível pela execução da pena de morte do pecador em Cristo, desse modo entende-se a frase de um teólogo que diz: "Na morte de Cristo temos a morte da morte" . Foi a minha morte, a morte de todos que decidem pela vida. Deus teve a mais alta compaixão que alguém jamais poderia demonstrar de fazer sofrer seu próprio filho em meu lugar, o justo pelo injusto. Desse modo a bíblia diz: " O castigo que nos traz a paz estva sobre Ele (Jesus), e pelas suas pisaduras fomos sarados (Isaías 53.5b). A agonia da cruz penso eu, em Cristo, foram as maiores expressões de dor e sofrimento que alguém pôde provar, isso por duas razões: 1º Cristo não era um homem comum mas, era o proprio filho de Deus e 2º Ele sofreu não somente a dor dos pregos mas do desprezo do Deus santo, suas palvras na cruz foram: "DEUS MEU, DEUS MEU, POR QUE ME DESANPARASTE? (MATEUS 27.46) O alívio da dor nesta vida e a certeza de sua ausência completa na vida futura, foram conquistados na cruz de Cristo, é a palavra de consolação de um Deus verdadeiro a todos que se acham cansados e oprimidos (Mateus 11. 28). Não duvide disso: " CRISTO É A RESPOSTA A DOR E O SOFRIMENTO" LEIA A BÍBLIA E REFLITA SOBRE ISTO.

Nenhum comentário:

Ouça nossa rádio