segunda-feira, 6 de abril de 2009

IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL EM CAJAZEIRAS

CONGREGAÇÃO DE SOUSA-PB
Os Atributos Incomunicáveis de Deus
Conforme ensina o nosso catecismo o fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Visto que a igreja desenvolve esse fim por meio da adoração pública, assim se faz necessário que conheçamos melhor o Deus que adoramos. Doutro modo como podemos adorá-lo sem conhecê-lo? Como nos aproximar Dele de uma forma que lhe seja agradável e ao mesmo tempo nos seja prazerosa. Tomamos por base dessa verdade as seguintes passagens bíblicas: “...Mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo” (Dn 11.32b) e “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor... (Os 6.3a). Adoração envolve conhecimento, conhecimento envolve doutrina. Assim, vamos conhecer um pouco de nosso Deus estudando os seus atributos. Iniciaremos nosso boletim com uma série de estudos sobre os atributos. Os atributos podem ser definidos como as perfeições de Deus, que são reconhecidos em suas obras, como criação, providência e redenção. Se dividem em incomunicáveis e comunicáveis. Os atributos incomunicáveis são aquelas perfeições que pertencem somente a Deus, um exemplo disso é a Sua existência autônoma, somente Deus possui essa perfeição, nenhum ser humano compartilha desse atributo. Já os atributos comunicáveis nós os encontramos em Deus e nos homens, um exemplo é a bondade de Deus que é comum tanto a Ele quanto aos homens. A diferença básica quanto a isso é que Deus é fonte de todo bem.


1. A Existência Autônoma de Deus:
Todos nós temos a causa de nossa existência em Deus, mas, onde está à causa da existência de Dele? Os teólogos dizem que Deus é auto-existente, isto é, Ele tem em Si mesmo a base da sua existência. Deus existe pela necessidade do seu próprio ser. Como tal é independente e faz que todas as coisas dependam dele. Essa independência de Deus nos dá certeza de que permanecerá eternamente o mesmo, com relação ao Seu povo.
Ele é independente em todas as coisas e todas as coisas só existem por meio dele ( Sl 94.8; Is 40.18; At. 7.25). Ele também é independente em seu pensamento (Rm.11.33,34); em sua vontade (Dn 4.35; Rm. 9.19; Ef.1.5; Ap.4.11); em seu poder (Sl.115.3) e em seu conselho (Sl.33.11). Extraído e adaptado de Berkof Teologia Sistemática

Nenhum comentário:

Ouça nossa rádio