domingo, 10 de maio de 2009

CURIOSIDADES SOBRE A BÍBLIA!


1. Bíblias impressas: A invenção da imprensa, de tipos móveis, por João Gutemberg, 1454 d.C. barateou e tornou abundantes as Escrituras, ao mesmo tempo que promoveu grandemente a circulação e a influência delas entre o povo. Antes, uma bíblia custava o que uma pessoa ganhava de salário durante um ano. O primeir livro impresso por Gutemberg foi a bíblia. Um dos exemplares encontra-se na Biblioteca do Congresso, em Washington, pelo qual se pagou o preço de 350,000 dólares.

2. A Bíblia do Padre João Wyclif. Em 1382 d.C. Foi a primeira bíblia em inglês ( Parte do Novo Testamento), traduzida da Vulgata (Latim). Só existia manuscrita. Foi um dos principais fatores que abriram caminho para REFORMA. O papa excomungou Wyclif mesmo depois de morto, seus ossos foram queimados e as cinzas lanças no rio.

3. A Bíblia de Tyndale. Em 1525. Traduzida dos originais grego e hebráico. Mais exata do que a de Wyclif. Impressa clandestinamente. Por haver traduzido em língua do povo Tyndale foi queimado vivo por ordem do clero em 06 de outubro de 1536.

Nenhum comentário:

Ouça nossa rádio