quinta-feira, 4 de agosto de 2011

IPB DE POMBAL: 71 ANOS EXPANDINDO AS BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO!


Templo moderno
Templo Antigo

CLEMILDO BRUNET*
Talvez muitos ou poucos, não sei, desconheçam a origem e a finalidade para qual a Igreja Presbiteriana do Brasil, há 71 anos passados, tenha vindo estabelecer seu ramo denominacional nesta cidade. Quem testemunhou o seu início aqui e a história registra: Era um tempo totalmente diferente do que estamos vivendo hoje. Quem viu aqueles dias do começo do presbiterianismo em nossa terra, sabe que não foi nada fácil enfrentar um povo religioso impregnado pelos ensinamentos da Igreja de Roma, que predominava em sua totalidade como a única religião dos cristãos.


Não se pode jamais na história eclesiástica da igreja ou de qualquer outra instituição desassociar o passado do presente, se não os fatos ocorridos anteriormente não fariam parte dessa história, ou deixariam de ser relatados propositadamente a fim de esconder a verdade dos acontecimentos ocorridos em épocas passadas, e isto não seria justo.


A Igreja Presbiteriana de Pombal tem um passado de luta alimentado pela palavra de Deus e pela oração, no que enfrentou a mais ferrenha perseguição daqueles que a semelhança de Saulo de Tarso, (antes de convertido ao cristianismo), defendiam a religiosidade de uma Igreja que tinha como postulado; dogmas, tradições e ensinamentos de homens, tantas vezes combatido por Jesus.  ( 1ª Foto Templo moderno 2ª Foto Antigo )
Rev. Ageu Lídio Pinto “In memoriam” com quem convivi a vida eclesiastica dessa igreja durante 04 anos de 1976/1980, em que ele pela vontade de Deus veio cumprir pela segunda vez o seu ministério nessa igreja, mesmo morando com a família no Recife. Periodicamente a cada mês passava dias aqui, tornou-se nosso hóspede na casa pastoral onde eu residia naquela época, por uma deferência do próprio Conselho da Igreja. Pois bem: Inúmeras vezes até alta horas da noite ele me falava do início de seu pastorado aqui, pois ao concluir seu Curso Teológico no Seminário Presbiteriano do Recife, veio começar sua carreira ministerial como Pastor de nossa igreja. ( Rev. Ageu segurando um livro e Rev Feijó in memorian )

Nisso, ele me contava as mais escabrosas histórias que um ser humano possa ouvir, de como eram as perserguições aos crentes daquele tempo quem nem sequer tinham a alcunha de “evangélicos” como hoje; eram chamados de protestantes ou pessoas do livro da capa preta. Segundo o rev. Ageu, era costume do sacerdote romano, pároco da cidade, (não vou citar o nome por questão de ética e até mesmo porque, esse cidadão já é falecido), juntava seu grupo para fazer barulho nos cultos de evangelização que eram realizados em casas de crentes humildes que moravam na rua da Cruz. Usavam do artifício de na hora dos cânticos ou da pregação, urravam como bodes e badalavam o chocalho.
A perseguição era tanta que para conquistar a amizade das pessoas, rev. Ageu resolveu utilizar da estragégia de fazer compras no comércio local da seguinte forma: Comprava uma escova de dente aqui, uma pasta ali, de cada objeto pessoal que necessitava ia a lugares diferentes. A ignorância era tamanha que ele certa vez chegou a perguntar ao dono do hotel onde se hospedava, se o dinheiro de protestante tinha cruz.
Apesar das indiferenças, rev. Ageu com o seu testemunho de vida de servo de Deus, foi aos poucos ganhando a empatia do povo de Pombal, vindo a residir em uma casa vizinha a do Dr. Robson Espínhola, juiz da cidade. Nesse meio tempo estava sendo iniciada a construção do templo e aqui vai um detalhe: (“A frente deveria ter sido levantada para o lado da rua João Pessoa, mas por causa da perseguição rev. Ageu não quis arriscar e levantou as paredes dentro do muro da casa que tinha a frente para a rua João Pessoa e os fundos para o lado da Estação Ferroviária, local esse com poucas casas, pois se desse na vista de alguém a obra já estaria bem adiantada”).
Entretanto, a informação chegou ao conhecimento do pároco da cidade que ameaçou reunir seu grupo e derrubar o que já havia sido feito. Precavido, rev. Ageu tratou o assunto com o Dr. Espinhola, que aconselhou o pastor a registrar a construção da obra em Cartório, só assim a Justiça poderia ser acionada para reparar os danos, com isso o sacerdote romano desistiu do intento.
Rev. Ageu Lídio Pinto pastoreou a Igreja Presbiteriana de Pombal por duas vezes, nas décadas de 40 e 70. Embora na primeira vez tivesse enfrentado problemas com o padre da freguesia, no entanto, o pastor mantinha bom relacionamento de amizade com outro sacerdote na cidade, o Monsenhor Valeriano Pereira, tio do Dr. Chateaubriand Arnaud por intermédio de quem veio a conhecer o monsenhor. Na segunda vez que retornou a Pombal, o rev. Ageu recebeu o título de cidadão pombalense da Câmara Municipal, propositura do Vereador Valdeci Martins de Sousa que foi aprovada por unanimidade pelos seus pares em Sessão Extraordinária de 05 de julho, um privilégio a mais; (a Cãmara estava de recesso e foi convocada), e em 03 de agosto de 1976, menos de um mês, em Sessão Especial no templo da IPB de Pombal, por ocasião do aniversário desta e do homenageado, foi-lhe outorgada a Comenda.
Emergida da Reforma Religiosa do Século XVI, a Igreja Presbiteriana do Brasil, mais especificamente surgiu da tradição reformada (no Continente) ou Presbiteriana (na Escócia), que tendo em vista as pressões sociais passou à América do Norte, no século XVII, e daí, ao Brasil no século XIX, tendo como marco inicial , a chegada do Missionário ASHBEL GREN SIMONTON ao Rio de Janeiro, no dia 12 de agosto de 1859.
Foi precisamente no Dia 03 de agosto de 1940, que em Assembleia Geral de seus membros, a IPB de Pombal, reunido os seus membros a constituiram em Igreja ainda sob a jurisdição oriunda da Missão Presbiteriana dos Estados Unidos da América do Norte com sede em Recife Pernambuco. Foi pioneira no Brasil e em Pombal, estar em todos os Estados da União, é a mais antiga no ramo denominacional evangélico em nosso país e sua data nacional é 12 de agosto.
Os dias 05, 06 e 07 de agosto deste ano, essas datas marcarão em nossa cidade de maneira festiva as comemorações dos 71 anos de IPB em Pombal e 152 Anos no Brasil, tendo como conferencistas do evento o rev. Roberto Brasileiro Presidente do Supremo Concílio e rev. Salvador Pereira, Presidente do Sínodo Paraíba.
É uma Igreja histórica, séria, sóbria e étca. Prima pelo equilíbrio, sua lirturgia de culto é leve, agradável e participativa. Crê na Soberania de Deus, na infabilidade das sua promessas e tem a Bíblia como única regra de fé e prática. Seu objetivo: EVANGELIZAÇÂO, EDUCAÇÃO E AÇÃO SOCIAL.
Nossa Coluna parabeniza seu corpo de oficiais composta por Pastores, Presbíteros regentes e diáconos, bem como a toda sua membresia, por essas comemorações.
“E O SENHOR VOS FAÇA CRESCER E AUMENTAR NO AMOR UNS PARA COM OS OUTROS E PARA COM TODOS, COMO TAMBÉM NÓS PARA CONVOSCO”. I Tess. 3:12.
71 ANOS 152 ANOS
PARABÉNS IPB DE POMBAL! PARABÉNS IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL!


2 comentários:

THENES SYDNEY PINTO disse...

Fiquei muito honrado com a matéria sobre meu pai Ageu Lídio Pinto e gostaria de confirmar tudo relatado pois fui testemunha ocular na época sobre estes fatos. Meu nome é Sósthenes Pinto 67 anos, sou Jornalista e moro em Palmas Tocantins meu SITE www.cbabrasil.com Que Deus o abençoe thenespinto@gmail.com

Ageu Gouveia Pinto disse...

É enriquecedor conhecer a trajetória de alguém que dedica sua vida ao Ministério Sagrado.
As memórias e lembranças do caminhar com Cristo me trazem a certeza de que viver pelo amor e pela causa do evangelho é sem dúvida o maior tesouro que podemos obter, trazendo ainda consigo a convicção de que essa experiencia passageira é uma excelente oportunidade para praticarmos os valores cristãos, o amor ao próximo.
Ainda que surjam adversidades, essa certeza a respeito do porquê e do para que vivemos nos manterá firmes até que elas sejam transformadas em experiência de edificação.
Gloria seja dada a Deus pela vida desses que se fizeram mensageiros da palavra que transforma vidas!

Ageu Gouveia Pinto
Sociedade Bíblica do Brasil
Coordenador de Projetos Especiais
Av. Ceci, 706 Tamboré CEP 06460-120 - Barueri, SP
e-mail:ageu@sbb.org.br

Ouça nossa rádio