quinta-feira, 25 de setembro de 2014

SUSTENTA-ME COM UM ESPIRITO VOLUNTÁRIO (SL 51.12b)

Em 16 de Maio de 2013 iniciamos a construção da Congregação Presbiteriana de Sousa em Cajazeiras-PB. Naquele momento contávamos com uma pequena oferta nas mãos da comissão de finanças para construção. O irmão Orlando, membro da comissão, disse-me que só daria pra cavar os buracos dos alicerces. Enquanto isso, a igreja sonhava com muito mais; sonhava que o dinheiro se multiplicaria,  ao menos para permitir a conclusão de todo o alicerce. Foi um verdadeiro sonho mesmo. Naquela situação quem  olhasse para os membros da Congregação poderia dizer as mesmas palavras ditas a José por seus irmãos: “Vem lá o tal sonhador!” (Gn.37.19). Para confirmar essa realidade contávamos apenas com as finanças da própria Congregação, que ainda hoje é pequena em números. Não havia recursos nem para contratação dos profissionais de engenharia e arquitetura, mas  havia esperança de que Deus levantaria voluntários dentro da própria igreja.

Nos alimentamos com a esperança das palavras do salmista Davi: “...sustenta-me com um espírito voluntário” ( Sl 51.12). Esperamos que Deus   nos sustentasse sempre com um espírito voluntário. Com isso, passamos a escrever centenas de cartinhas aos irmãos das Igrejas  Presbiterianas espalhados por esse Brasil.  Continuamos em oração e confiança no Senhor para obtermos respostas das mesmas.  Nesse processo de busca de voluntários recebemos o apoio do blog dos diáconos, uma importante ferramenta  de divulgação. Alguns irmãos passaram a se envolver na  contribuição de recursos financeiros e humanos. Para arquitetura, o  Presb. Luiz Frederico Rocha, membro da própria congregação na época e hoje morando em Assis SP, sugeriu a  ideia dos arcos com a cruz , sendo feito, pelo mesmo, os primeiros rabiscos da engenharia; ainda tivemos a voluntariedade do irmão  Francisco Silveira, engenheiro e membro da IPB em Fortaleza-CE, que não somente fez a planta, mas pagou o próprio CREA.  Depois, contamos com o Sr Wagner, engenheiro da cidade, que nos fez um preço de amigo para acompanhar o projeto. O Sr Wagner mesmo não sendo membro da igreja foi sustentado pelo mesmo espírito voluntário. Para completar a obra veio a ajuda de irmãos que amam o Senhor mais do que as cores denominacionais. O pastor Lacerda,  da Igreja Congregacional da Aliança, foi um deles. Esse homem de Deus além de pastor é pedreiro e tem um histórico de construção de igrejas aqui na cidade, desde  muito tempo; um exemplo de voluntariedade cristã. Outro servo envolvido no mesmo propósito, também pastor congregacional foi o irmão Idenildo, este irmão participou ativamente no mutirão das ferragens. Não podíamos deixar de registrar a alegria dos próprios irmãos da congregação, pois,  se dispuseram a orar e a trabalhar em  mutirões, elaborando   cartinhas, realizando bazares - a nossa SAF foi quem incansavelmente se envolveu nessa tarefa, -   e vendendo panos de pratos, estes repassados pelo   irmão  Sr. José de Sousa a preço de custo;  Daniel Bonfim e suas divulgações,  pastor Júlio Melo liderando alguns trabalhos;  Pr Flávio Dantas e a igreja Granja Viana em SP; a irmã Célia Modesto do Rio de Janeiro; irmãos da IPB de Pombal-PB, Patos-PB, Sousa-PB, Santa Rita-PB, João Pessoa-PB, Manaus-AM, Brasília -DF, Rio Verde-MG, sinodal de SAF  e muitos outros irmãos anônimos que nos alegraram no Senhor ( Fl. 4.4).

Em virtude de tudo isso, a igreja passou a entender melhor as palavras do profeta Samuel: “... Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor" (I Sm.7.12). A obra  seguiu adiante  desde o primeiro dia, sem nenhuma interrupção, mesmo com tão  pouco.  Este pouco veio a ser muito, para honra e glória do Senhor. Com isso foi possível no dia 31 de maio de 2014 a igreja passar-se para o novo templo. É verdade que ainda faltam algumas coisas como: o piso definitivo, portas e janelas da nave principal, forro e iluminação. Mas, agora mesmo, estamos trabalhando pelo piso e portas. Por isso, expomos aqui um pouquinho dessa história. Temos esperança de que o Senhor levante, novamente, irmãos com o mesmo espírito voluntário para contribuir com esses desafios finais. Assim, registramos nossa gratidão a Deus por nos permitir servir em sua obra com um espírito voluntário.  E à todos os irmãos os quais  participaram deixo as palavras de consolação e incentivo registradas pelo profeta Zacarias: “... Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” ( Zc.4.6b).


  
Em Cristo, o Senhor da Igreja,
Rev. Clodoaldo Brunet.


CONTRIBUIÇÕES:

Contribuição: Caixa Econômica Federal - Agência 0040, Op. 013, N° 00014507-6 Igreja Presbiteriana de Sousa-PB.CNPJ 03351726/0001-67  
BANCO DO BRASIL CONTA POUPANÇA 19.778-5 OP 51 AGENCIA 0099-X 
CONTA POUPANÇA BANCO BRADESCO 1009018-0 TIPO 00 AGENCIA 1053 - 7










Nenhum comentário:

Ouça nossa rádio