quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

17 DE DEZEMBRO DIA DO PASTOR PRESBITERIANO HOMENAGEM DA FEDERAÇÃO DE SAFs DO POPB.

"Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascente com conhecimento e com inteligência"Jr 3.15

Como surgiu o dia do pastor na Igreja Presbiteriana do Brasil
Em 16 de dezembro de 1865, foi organizado o primeiro Presbitério da Igreja Presbiteriana do Brasil, jurisdicionando as Igrejas do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Brotas. José Manoel da Conceição apresentou-se a este Concílio, manifestando seu desejo de tornar-se Ministro Evangélico. Foi examinado pelo Presbitério, fez o sermão de prova, e foi aprovado. No dia seguinte, 17 de dezembro de 1865, foi ordenado pastor.
.....Foi assim que, José Manoel da Conceição, um ex-padre, o "padre protestante", tornou-se o primeiro pastor presbiteriano brasileiro. E, por esta razão, o dia 17 de dezembro foi escolhido para ser o Dia do Pastor, na Igreja Presbiteriana do Brasil .
Pastor e suas atribuições
O ministro do evangelho é o oficial consagrado pela Igreja, para dedicar-se especialmente à pregação da Palavra de Deus, edificar os crentes e participar, com os presbíteros regentes, do governo e disciplina da comunidade. 

Coração de Pastor
Seu amor pelas ovelhas do rebanho é moldado de acordo com o amor de Cristo, o Bom Pastor.
Olhos de um Pastor
Com visão aguçada é capaz de enxergar tanto as presas do lobo inimigo como as estratégias pastorais necessárias para cuidar do rebanho de modo eficaz.
Ferramentas de trabalho pastoral
A voz do pastor, sua vara e seu cajado. A voz é o instrumento com o qual ele guia e dirige as ovelhas- isto envolve aptidão para o ensino; a vara, arma parecida com um bordão usada na defesa contra os inimigos específicos- pode ser leão hoje, um urso amanhã ou um lobo em outra ocasião e lugar; o cajado é um instrumento de resgate, de recuperação. O topo encurvado trás as ovelhas perdidas de volta, puxa a ovelha caída de dentro das fendas do terreno montanhoso. Representa a disciplina, forma de cuidar do rebanho para que o mesmo seja responsável e obediente à voz do Bom Pastor.
A vocação do pastor
É quando todas as outras portas estão abertas, mas você só anseia entrar pela porta do ministério. O profeta Jeremias diz que é Deus quem dá pastores à igreja (Jr. 3.15). O pastor não é um voluntário, mas um chamado por Deus. Seu ministério não é procurado, é recebido. Sua vocação não é terrena, mas celestial. Sua motivação não está em vantagens humanas, mas em cumprir o propósito divino. É abrir mão de outros ideais.
Parabéns a todos os pastores do Presbitério Oeste da Paraíba e do Brasil.

Francivalda Bandeira de Sousa Brunet
Presidente da Federação de Safs do POPB

Nenhum comentário:

Ouça nossa rádio