sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Desejo de Evangelizar

Dia 21 de Abril conheci o Sr João Lopes Caminha, residente na cidade de Sousa e membro da IPBS. Sr João hoje com 83 anos de idade foi convertido a Cristo em 01 de Janeiro de 1965. Morava na cidade de São Domingos de Pombal, na época um distrito de Pombal, onde exercia a atividade de comerciante. Sr João disse que o primeiro pregador protestante que ele ouviu foi o Pastor Gérson Barbosa, que percorria os sertões da Paraíba em trabalhos de avivamento e evangelização. Mas, foi no dia 01 de Janeiro de 1965 na Igreja Presbiteriana de Betel ao ouvir um dos sermões do Rev. Jonatas Barros (in memoriam) que o irmão foi convertido ao Senhor.


Betel Zona Rural
Com sua vida impactada pelo poder do evangelho, de imediato surgiu no seu coração o desejo de evangelizar os moradores de São Domingos. O mesmo sentimento dos apóstolos estava em seu coração “pois, nós não podemos deixar de falar das cousas que vimos e ouvimos" (Atos 4.20). Como quem de fato recebeu o evangelho como as "Boas Novas de Salvação" ele queria transmiti-la aos seus. Desse modo Sr João pediu autorização ao Conselho da Igreja Presbiteriana de Betel que distava à 5 km de São Domingos para implantar uma congregação naquela localidade. Como naquela época havia muita oposição a pregação da palavra, poucos acreditaram que esse desejo do irmão fosse lograr êxito. Todavia, o contrário se deu, a congregação foi implantada e depois um prédio foi edificado pelo próprio irmão. A Congregação Presbiteriana em São Domingos chegou a ter um Escola Dominical com 65 matriculados. Muitas pessoas passaram por lá, algumas simplesmente ouviram as boas novas, mas, outras foram transformadas pelo seu poder.

Em 1977 João caminha foi tornou-se diácono da Igreja Presbiteriana de Betel. Depois de encerrdas suas atividades como comerciante, Sr João fixou residência na cidade de Sousa onde ainda convive com sua esposa com quem teve dez abençoados filhos. É membro da Igreja Presbiteriana de Sousa.

A Congregação Presbiteriana de São Domingos é uma construção simples, mas, bem localizada. É impossível chegar em São Domingos e não avistá-la, já que a mesma encontra-se na praça central da cidade. Ainda é congregação de Betel, mas, em relação à esta que se encontra na zona rural, a congregação caminha aos poucos assumindo seu papel como futura Igreja Presbiteriana de São Domingos de Pombal.

São Domingos
Aprendemos com isso, a doutrina do sacerdócio universal ensinada pelos reformadores, ou seja, cada crente é um sacerdote, portanto, responsável por anunciar as boas novas da salvação em Cristo: " Vós, porém sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, afim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz" ( I Pedro 2.9). Isso, também nos ensina que nem sempre devemos esperar, que a iniciativa de evangelizar parta da liderança. Embora, não devamos deixar de contar com o seu apoio. Muitas vezes, irmãos são usados para levar esta iniciativa a liderança da igreja. A experiência da igreja primitiva quando da primeira perseguição foi que os próprios crentes que se espalharam iam anunciando a palavra de Deus: "Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra" ( Atos 8.4). Após alcançarem novos irmãos, a igreja envia os apóstolos para doutrinarem e batizarem os novos convertidos: “ Ouvindo, os apóstolos de Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João” ( Atos 8.14).
Muitas igrejas surgiram assim, através de irmãos e irmãs muitas das vezes anônimos que se dispuseram a falar de Jesus. Isso é muito simples! Que você possa anunciar aos seus, em sua casa, em sua rua, bairro ou cidade aquilo que o Senhor fez por você. Medite nas palavras de Jesus: "Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti" (Marcos 5.19b).

Nenhum comentário:

Ouça nossa rádio